PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS

A Psicologia do Desenvolvimento estuda as várias etapas do ciclo da vida do indivíduo, desde o desenvolvimento dos processos biológicos, psicológicos á influência pela interacção com o meio social e tem como objectivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais.
Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interacção entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.
O objectivo da psicologia do desenvolvimento é colocar como objecto de estudo o ser humano na sua permanente evolução. Para isso são abordadas nesta psicologia a infância, adolescência, fase adulta e velhice nos seus processos biológicos, mas também psicológicos.

Aprendizagem: O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.


Desenvolvimento: Desenvolvimento: progressiva e contínua mudança no organismo, desde o nascimento até à morte.

Perspectiva evolucionista: Perspectiva evolucionista - procura, inspirada pela teoria da evolução, explicar o desenvolvimento do comportamento e das capacidades mentais como parte da adaptação humana ao meio ambiente. Por recorrer a acontecimentos ocorridos há milhões de anos, os psicólogos evolucionistas não podem realizar experimentos para comprovar suas teorias, mas contam somente com sua capacidade de observação e com o conhecimento adquirido por outras disciplinas como a antropologia e a arqueologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Referências de Obras

  • http://www.youtube.com/watch?v=b2fUFbB4EyQ
  • Como citar este artigo: FIDALGO, Zilda. Psicologia Cultural e Desenvolvimento Humano: Um encontro com Barbara Rogoff. Aná. Psicológica, mar. 2004, vol.22, no.1, p.7-9. ISSN 0870-8231

Recent Comments